21-FEV-2024

Prefeitura decreta situação de emergência pelo surto de dengue em Tartarugalzinho

Decreto foi reconhecido pelo ministro Waldez Goes e já tem validade inclusive para o Governo Federal

#Saúde POR THARLLEY 21 DE FEVEREIRO DE 2024

O Bruno Mineiro emitiu um decreto de situação de emergência nesta quarta-feira, em resposta ao alarmante aumento de casos suspeitos de dengue na região. A decisão foi tomada após um fim de semana que registrou quase 100 casos suspeitos da doença.

A declaração de emergência, que já foi reconhecida pelo ministro da Integração Waldez Goes, tem como objetivo mobilizar recursos e agilizar ações para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e garantir atendimento adequado aos pacientes afetados. Além disso, busca-se intensificar medidas de prevenção, conscientização e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.

O surto de dengue tem gerado preocupação entre autoridades de saúde e a população local, exigindo uma resposta rápida e eficaz por parte do poder público. Nesse sentido, o reconhecimento da situação de emergência visa solicitar apoio estadual e federal para fortalecer a capacidade de resposta às demandas médicas e de prevenção.

A gestão municipal está mobilizando equipes de saúde, agentes de endemias e demais profissionais para intensificar as ações de combate à dengue.

Diante do cenário preocupante, a colaboração da população é fundamental para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue e adotar medidas preventivas, como o uso de repelentes e a proteção adequada contra picadas.