segunda, 28 de janeiro de 2019 - 13:16h
Prefeitura de Tartarugalzinho, FUNASA e MS se unem numa ação conjunta para levar mais saúde à região do Aporema
A comunidade do Livramento do Aporema recebeu na manhã de sábado 26, uma ação conjunta realizada pela Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho em parceria com a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) e Coordenação do Ministério da Saúde no Estado do Amapá (MS/AP).
Por: Marly Tavares (Jornalista DRT 318/AP)
Foto: Gleuber Santos

A comunidade do Livramento do Aporema recebeu na manhã de sábado 26, uma ação conjunta realizada pela Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho em parceria com a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) e Coordenação do Ministério da Saúde no Estado do Amapá (MS/AP).

Presentes no evento o Prefeito, Rildo Gomes de Oliveira e seu secretariado,  o líder da comunidade, vereador, Edy Carlos Brazão da Silva (MDB), a Superintendente da FUNASA no Amapá Girlene Picanço Chucre, o Coordenador do Ministério da Saúde no Amapá, Roberto Bauer, lideranças da comunidade como o senhor Antônio Barbosa (ex-vereador de Tartarugalzinho//AP), o líder religioso pastor Maurício, da Assembleia de Deus, o senhor Raimundo Castro Silva (Diquinho) e a comunidade em geral  que prestigiou em massa. A Polícia Militar e o Batalhão Ambiental também se fizeram presentes por meio do comandante Benício e do SGT Silva Brito e sua guarnição. 

O objetivo principal da ação foi a entrega à comunidade de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) aparelhada com equipamentos e recursos humanos que atendeu aproximadamente 100 pessoas com consultas de enfermagem, médica, odontológica, entre outros atendimentos, como atualização do cartão de vacina, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A partir de agora homens, mulheres e crianças não precisarão buscar atendimento distante de sua comunidade, pois a UBS atenderá aos munícipes da região.

Junto com a UBS, uma AMBULANCHA com capacidade para transportar até 12 pessoas também foi entregue a população para atender as situações de urgência e emergência, interligando a zona rural ribeirinha a sede do município, ampliando a rede de saúde de Tartarugalzinho.

Para completar o serviço de atendimento à saúde, um eficiente sistema de tratamento de água foi inaugurado, trata-se do projeto Solução Alternativa Simplificada para Tratamento de Água para consumo Humano em Zeólita (SALTA Z), um projeto originado no Pará, trazido para o Estado do Amapá através da FUNASA, implantado em primeira mão no município de Tartarugalzinho que hoje já possui cinco sistemas nas comunidades, graças às buscas constantes do prefeito, Rildo Gomes de Oliveira, por mecanismos que possam melhorar a qualidade de vida da população.

 A comunidade

O Distrito do Aporema é uma região formada por dezenas de comunidades, muitas com acesso dificultado pelas distancias. Contudo, possui uma população aguerrida com grandes lideranças comunitárias formadas pela sociedade civil, bem como por representantes constituídos como o vereador Edy Carlos Brazão da Silva (MDB) que em seu segundo mandato atua junto da comunidade levando sempre melhorias para a região através de sua atuação diária. Exemplo disso foi a chegava da comunidade no evento com alegria estampada no rosto, satisfeitos com a aquisição.

Para a moradora Maria Emília que consultou seus filhos e já saiu da UBS com os medicamentos receitados nas mãos “esse é um momento de muita importância, pois antes, era muito sacrifício para ter atendimento médico e agora tudo isso está dentro da comunidade. Só felicidade e sentimento de agradecimento ao prefeito Rildo que se comprometeu e cumpriu sua palavra juntamente com o vereador Edy Carlos”. Disse a ribeirinha.

Com sorriso largo no rosto o senhor Raimundo Castro Filho (seu Diquinho) como é conhecido, disse que “a obra é um avanço para a saúde na região do Aporema como um todo. Independente em que comunidade esteja instalada, o importante é que agora todos têm esse benefício. Só podemos agradecer muito ao prefeito Rildo e ao vereador Edy Carlos que já trouxeram o serviço completo – a UBS, a ambulancha e o Salta Z”. Comentou seu “Diquinho”.

Para Shirley Monteiro, mãe do pequeno Elton Manuel de 9 meses de idade, “isso parece um sonho, pois isso tudo vai facilitar nossa vida, melhorar nossa saúde, principalmente das crianças. Ver meu filho sendo atendido assim só me traz felicidade e paz. É o fim das nossas preocupações com tratamento de saúde, pois já temos perto de casa a quem recorrer”. Afirmou a munícipe.

Encontramos contemplando a obra o senhor Antônio Barbosa de Souza (ex-vereador de Tartarugalzinho), o motivo da contemplação era justificável, pois o terreno onde foi construída a UBS foi doado por ele. “Hoje realiza-se um sonho de muitos anos. Muito lutamos por esse momento e agora está aqui sendo entregue para comunidade o que há de melhor – atendimento médico e odontológico, meio de transporte para socorrer mais rápido e água potável para ter melhor saúde. Só tenho a agradecer a Deus e ao prefeito Rildo por sua luta incansável por nosso povo”. Disse o ex-vereador.

 A entrega das obras

“A bíblia nos ensina que devemos orar por nossas autoridades”. Disse o pastor Maurício, da Assembleia de Deus que junto com a comunidade presente fizeram uma oração no ato da inauguração.

A secretária de saúde do município de Tartarugalzinho, Jakellinne Oliveira, saudou a comunidade agradecendo as autoridades presentes, a comunidade e a equipe de saúde que foi incansável, na avaliação da secretária. “A população do Aporema tem nosso carinho e nosso respeito. Estamos entregando uma Unidade Básica de Saúde, uma ambulancha e o Salta Z, pois saúde não é só ausência de doença, mas sim um conjunto que vai desde o bom atendimento, passando pelo acesso aos serviços que faz com que a pessoa se sinta bem. Por isso a prefeitura de Tartarugalzinho vem para zona rural atender a comunidade. Hoje, só no período da manhã já atendemos aproximadamente 100 pessoas com consultas médicas e odontológicas. A pessoa chega é consultada e já sai com medicamento nas mãos. É o prefeito Rildo cumprindo sua promessa e o compromisso que firmou com o povo. Coisas que nossa equipe fez e sabemos que nunca ninguém havia feito pelo povo”. Afirmou a secretária.

O secretário municipal de Obras e Serviços, Jair da Silva, falou das dificuldades enfrentadas para construção da obra, pois “não se trata de simples posto médico, mas de uma UBS com estrutura planejada para atendimentos simultâneos em diversas áreas (recepção triagem, consultório médico, consultório odontológico, farmácia, sala de esterilização, ambulatório) entre outros espaços que a população tem a sua disposição agora. Transportar material de construção para uma obra desse porte por via fluvial é difícil, o planejamento logístico foi fundamental junto com o apoio da comunidade que estendeu as mãos e hoje tornou-se uma realidade. O trabalho foi árduo, mas valeu a pena, pois quem ganha é a comunidade”.  Disse.

A superintendente da FUNASA no Amapá, Girlene Picanço Chucre, demonstrou satisfação dizendo que a FUNASA tem a missão de promover a saúde através do saneamento. “Nosso trabalho tem dado certo pois temos parceria. O vereador Edy foi nosso aluno de saneamento ambiental. Saneamento é saúde e saúde é prioridade. O prefeito é incansável na luta por melhorias para seu município. Aqui foi o primeiro município a receber o Salta Z e isso significa saúde. *[Salta Z é um projeto originado no Pará trazido para o Amapá graças ao emprenho da superintendente Girlene Chucre que encontrou na administração do prefeito Rildo Gomes de Oliveira parceria séria para implantação no Estado do Amapá] O prefeito Rildo é um parceiro da FUNASA, pois sozinhos não conseguiríamos nada. Outra parceria foi com o MS através de seu coordenador Roberto Bauer. Quero dizer em primeira mão que Tartarugalzinho será o primeiro município a adquirir as fossas biodigestoras. Isso significa mais saúde para população. A FUNASA está trazendo o Projeto de Saneamento para as Mulheres do Amapá. Trata-se do primeiro projeto que busca devolver a dignidade da mulher no Estado do Amapá. Aguardem”! Disse a superintendente.

O coordenador do Ministério da Saúde no Amapá, Roberto Bauer, disse: “acompanhamos todo o trabalho de saúde nos municípios. De parabéns a secretaria de saúde de Tartarugalzinho que é ativa. Essa obra vem trazer qualidade de vida para comunidade, pois não adianta trazer mega prédio se não atende com eficiência. Hoje temos aqui o Salta Z, a UBS, a ambulancha e estão chegando mais ambulâncias e outros equipamentos juntamente com uma equipe ribeirinha para atendimento à população. Esse patrimônio é do povo que deve ajudar a zelar por ele”. Disse Bauer.

O vereador, Edy Carlos Brazão da Silva (MDB), disse: “hoje é um dia muito gratificante pela conquista. Isso é fruto do voto de vocês que elegeram o Rildo e esse vereador. Quando assumimos aqui não se tinha nem energia elétrica, lutamos muito e hoje a energia está na casa de cada um de vocês. Tenho muito orgulho de ser dessa região que me elegeu o vereador mais votado. Nosso trabalho é baseado no respeito e compromisso. O deputado Federal André Abdon que muito nos ajudou nessas conquistas, em especial do Salta Z. O povo do Aporema é diferenciado por isso quero agradecer a todos em nome da tia Célia que é incansável na luta pela comunidade”. O vereador terminou seu discurso pedindo para a comunidade ajudar a cuidar do patrimônio que é de todos e cada um deve fazer sua parte.

Finalizando a solenidade de inauguração, o prefeito Rildo Gomes de Oliveira, sempre cercado pelo povo, enalteceu o trabalho do comandante Benício a frente da Polícia Militar no município, saudou o vereador Edy Carlos dizendo: “esse vereador se tornou um exemplo na sua atuação na Câmara de Vereadores. Tartarugalzinho é o município que mais fez pela endemia no Estado do Amapá. Quando você busca, você tem retorno e isso nós fazemos sempre, buscar investimentos para o município. Seremos o primeiro município a implantar o Programa de Saúde da Família Ribeirinha. Estamos com 16 obras dentro do município. O deputado federal, André Abdon, muito tem feito pelo nosso Tartarugalzinho. Pessoas como seu Antônio Barbosa, que já foi vereador foi de fundamental importância para o desenvolvimento dessa região. Agradeço ao pastor dizendo que a palavra mostra que “nem só de pão viverá o homem”, por isso a importância de trazer a palavra de Deus”. Encerrou o prefeito Rildo.

O prefeito anunciou ainda que em breve mais 3 ambulâncias serão entregues para as comunidades, que o município contará com mais 3 milhões de emendas para investimentos para a população. Um trabalho novo também chegará para melhoria dos ramais que ligam as comunidades à sede do município e demais localidades (parabenizou a atuação do secretário de agricultura, Pesca e Abastecimento, Raimundo Nárito Leite Soares, pelo trabalho incansável e responsável que vem desenvolvendo).

Rildo Oliveira falou ainda que em breve um consócio de resíduo sólido será implantado e Tartarugalzinho será pioneiro na área. O muro de arrimo que transformará a frente da cidade também foi anunciado. O prefeito enfatizou ainda que exige que todos os servidores da UBS sejam da região do Aporema para que empregos sejam gerados e o trabalho dos mesmos valorizado.

O prefeito encerrou sua fala agradecendo aos 82% dos votos que teve na região do Aporema e disse: sou de Tartarugalzinho, saí do Lago Novo e cheguei ao quarto mandato por vontade de vencer e ajudar meu povo. Aqui em Tartarugalzinho “santo de casa faz milagre” sim!

Para visualizar as fotos da inauguração, clique aqui.

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE TARTARUGALZINHO

TRABALHO E DESENVOLVIMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

MAIS SAÚDE PRA VOCÊ

 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

TARTARUGALZINHO - Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho
R. São Luís nº 809 CEP: 68990-000 - (96) 3422-1140 - dmi@tartarugalzinho.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá