sexta, 28 de setembro de 2018 - 18:00h
FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO NO PROGRAMA JEPP
CURSO DE FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE TARTARUGALZINHO NO PROGRAMA JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS.
Por: Walmir Santos
Foto: Secretaria Municipal de Educação
Professores participando da aula prática no Curso de Formação do JEPP.

FORMAÇÃO DO JEPP EM TARTARUGALZINHO

Nos dias 24 e 28 de Setembro de 2018 a Secretaria Municipal de Educação de Tartarugalzinho em parceria com a Empresa SEBRAE realizaram a segunda etapa do Curso de Formação Jovens Empreendedores Primeiros Passos para os professores do Ensino Fundamental I do Sistema Municipal de Educação de Tartarugalzinho com o apoio do Prefeito Municipal Rildo Gomes de Oliveira.

Jovens Empreendedores Primeiros Passos

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores. O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;

Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;

Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas. Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Agradecimentos especiais à equipe do Sebrae, aos profissionais que ministraram a formação, à Srª Marília que se tornou grande parceira da Secretaria Municipal de Educação representando o Sebrae, à equipe da Semed que deu total apoio ao evento.

Agradecimentos também para a direção da Escola Estadual Alzira de Lima Santos que cedeu o espaço para a realização do evento.

Parabéns a todos os professores que participaram da formação, professores das escolas da zona urbana e rural de Tartarugalzinho.

FRANCINUBIA DE LIMA SANTOS

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

GALERIA DE FOTOS: http://www.tartarugalzinho.ap.gov.br/galeria/2809/curso-de-formacao-para-os-professores-no-programa-jepp