segunda, 27 de agosto de 2018 - 12:10h
Curso de Sustentabilidade na Administração Pública da A3P
A Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo participou nos dias 6 e 7 de agosto de 2018, no auditório do Sebrae Amapá, do
Por:
Gestores e Participantes do evento no Auditório do SEBRAE-AP

A Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo participou nos dias 6 e 7 de agosto de 2018, no auditório do Sebrae Amapá, do "Curso de Sustentabilidade na Administração Pública", promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA),  Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Prefeitura Municipal de Macapá, tendo como base a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), o curso teve dois focos: 1) O que é A3P? e 2) Fortalecimento da Gestão Municipal sob o ponto de vista ambiental. Foram abordados seis eixos temáticos da A3P: a) uso racional dos recursos naturais e bens públicos; b) gerenciamento de resíduos sólidos; c) qualidade de vida no ambiente de trabalho; d) sensibilização e capacitação de servidores, e) contratações públicas sustentáveis e f) construções sustentáveis. O curso foi gratuito, e destinado a servidores de órgãos públicos (gestor público, servidor concursado ou comissionado).
No primeiro dia foi enfatizado a importância de economizar papel e plástico nas instituições públicas, e por meio de palestras e debates buscou-se encontrar alternativas sustentáveis para o melhor funcionamento da máquina pública, o evento contou com a participação da Universidade Estadual do Amapá por meio da Prof.ª Dra. Kátia Paulino dos Santos, que conduziu a palestra “A gestão ambiental municipal e os objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, assim também como a participação da Escola de Administração Pública do Estado do Amapá (EAP), representada por Marilene Neri Brasil, Coordenadora de Planejamento e Articulação Institucional/EAP,  que apresentou a palestra “Sensibilização e Capacitação do Servidor - Programa Nacional de Capacitação de Gestores (PNC)”.
Neste mesmo dia no horário da tarde a palestra “Gestão de Recursos Naturais, de Resíduos e  Recursos Hídricos” foi ministrada pelo Prof. Dr. Ricardo Ângelo Pereira de Lima – UNIFAP/MDR/COGEO, a palestra “Licitações Sustentáveis, Contratações e Compras Públicas Sustentáveis e o Portal Nacional de Licenciamento Ambiental (PNLA)” foi ministrada pela Assessora de Controle Interno do Tribunal de Contas do Estado do Amapá Dacicleide Cunha Gatinho, onde ela expôs que a proposta é fazer certames de forma transparente e com o uso mínimo de papel, desta forma, digitalizando os processos e tornando os procedimentos mais céleres e menos burocráticos e a palestra “Construções sustentáveis” foi apresentada pela Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da UNIFAP Cristina Baddini Lucas.            
            No último dia pelo turno da manhã Ediane Caroline Cunha - Chefe da Divisão de Qualidade de Vida e Rosivaldo Souza Cruz Diretor de Desenvolvimento de Pessoas da UNIFAP conduziram a palestra “Qualidade de vida no ambiente de trabalho” e logo em seguida Oscar Gislael Vieira – Presidente do Fórum Permanente de Secretários de Meio Ambiente do Estado do Amapá e o Secretário Municipal de Meio Ambiente do município de Macapá Marcio Roberto Pimentel, abordaram o tema Fortalecimento da Gestão Pública Municipal, onde eles relataram como esse processo de Gestão Pública estar sendo realizado em seus municípios. Na parte da tarde o encerramento do evento foi mediado pelo Prof. Dr. Manoel Alves da Silva, Consultor do PNUMA - MMA- da Região Norte- A3P, que discutiu sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública e o seu Termo de Adesão, e quais os benefícios da assinatura deste Termo para os órgãos públicos, ele ressaltou que há premiação anual pelo MMA para as ações ambientais relevantes diante das propostas pela Agenda Ambiental.
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

TARTARUGALZINHO - Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho
R. São Luís nº 809 CEP: 68990-000 - (96) 3422-1140 - dmi@tartarugalzinho.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá