quarta, 20 de junho de 2018 - 11:13h
CAMINHADA ECOLÓGICA E APRESENTAÇÕES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS MARCARAM O ENCERRAMENTO DA 2ª SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE EM TARTARUGALZINHO.
Caminhada Ecológica e Apresentações das Escolas Municipais e Estaduais marcaram o encerramento da 2ª Semana Municipal do Meio Ambiente em Tartarugalzinho.

A 2ª Semana Municipal do Meio Ambiente: Construindo uma cidade Sustentável foi realizada no período de 11 a 15 de Junho de 2018, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Tartarugalzinho – SEMMAT em parceria com as Escolas Municipais, Estaduais e contando com o apoio do SEBRAE, SEMA-AP, FUNASA, AMCEL, Rádio Tartarugal FM e Prefeitura local. No decorrer do evento, aconteceram palestras nas escolas municipais e estaduais com o intuito de conscientizar e fazer uma abordagem educativa de temas relacionados ao Meio Ambiente, ressaltando a importância da participação coletiva nesse processo. Entre os participantes estiveram: alunos da rede pública de ensino infantil, fundamental e  médio das escolas, professores e servidores da Prefeitura.

No dia 11 de junho aconteceu a abertura do Evento onde estiveram presente a Equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente/ SEMA Coordenada por Ivone Silva dos Santos e Renato Luiz da Silva Brasiliense, onde abordaram a palestra “Educação Ambiental e sua Importância” na Escola Municipal Ana Alice Maciel de Jesus. Na ocasião, também, abordaram a questão do destino correto do lixo, bons hábitos, economia da água, através de dinâmicas educativas, que conseguiram atrair a atenção e participação dos alunos.

No dia 12 de junho a Palestra, com o tema, “Manejo Florestal Sustentável” foi ministrado pelo Engenheiro Florestal Sandro Luís Carvalho do Instituto Estadual de Florestas-IEF /AP na Escola Municipal Jardim Encantado. De uma forma didática, com apresentações de vídeos, sobre o manejo florestal e uma dinâmica sobre a Coleta Seletiva do lixo, despertando nas crianças a iniciativa de aprendizagem e participação.

No dia 13 de junho a Palestra sobre a “Agricultura Agroecológica”, foi apresentada por Wardsson Lustrino Borges Pesquisador da Embrapa Amapá e a Palestra “Agricultura Familiar”, foi conduzida por meio do Zootecnista do RURAP- Fábio Heitor de Oliveira na Escola Municipal Raquel da Paz, nesse dia os palestrantes abordaram a necessidade de ter-se nessa região, alunos filhos de agricultores e produtores.

No dia 13 de junho, no horário da tarde, a Equipe Técnica da SEMMAT formada pelo Engenheiro Florestal Ângelo Tavares Brito e o Cientista Ambiental Jean Rycarth Gonçalves Amorim, ministraram a palestra “Meio ambiente e sua importância” na Escola Estadual Prof.ª Maria José de Nazaré Ferreira Lima.

Na ocasião foi enfatizada a participação dos alunos no processo de educação ambiental e do cuidado com o meio em que vivem, onde seu papel é fundamental na conscientização na escola e na família.

E no dia 14 de junho pela manhã, a equipe Técnica da SEMMAT também ministrou a palestra “Meio ambiente e sua importância” na Escola Jucicleide dos Santos Ferreira, ressaltando a importância das crianças no processo de conscientização que poderá impactar nas gerações futuras.

No período da tarde, José Luís dos Santos Leal da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário – DFDA conduziu a palestra sobre “A importância das máquinas do PACS para a Agricultura Familiar no Amapá”, na Escola Estadual Alzira de Lima Santos, enfatizou a participação dos alunos na fiscalização das máquinas que devem ser utilizadas em sua maioria, na agricultura familiar.

No dia 15 de junho, ocorreu o encerramento do evento com a Caminhada Ecológica com a saída da frente da Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho em direção a Quadra poliesportiva da Escola Municipal Raimunda Lobato dos Santos, onde aconteceram as apresentações das escolas municipais e estaduais com maquetes ecológicas, banners, e apresentações de projetos sobre o meio ambiente.

Para o Secretário Atekxiangre Joao da Silva, o evento foi fundamental para alertar, sensibilizar e conscientizar a todos sobre a importância da preservação do meio ambiente “Com a caminhada estimulamos e desenvolvemos ações para despertar a consciência das pessoas, para o engajamento nas causas ambientais em nosso município”.

Para visualizar as fotos do evento, clique aqui.