terça, 02 de abril de 2019 - 22:29h
VITÓRIA - Tartarugalzinho vence I Mostra Estadual de Saúde – Amapá Aqui tem SUS
O Sistema de Tratamento de água SALTA-Z, implantado na região do Aporema em parceria com a FUNASA, colocou o município em Primeiro Lugar entre 38 projetos apresentados
Por: Marly Tavares - Jornalista DRT 318-AP
Foto: Fotos Arquivo PMT

Aconteceu nos dias 28 e 29 de março, no auditório de Medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), a I Mostra Estadual de Saúde – Amapá Aqui tem SUS. O evento organizado e realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AP) teve como objetivo estimular iniciativas através de planejamento e criação de trabalhos que tragam melhorias aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios amapaenses.

Com 38 projetos inscritos, os municípios da região norte (Oiapoque, Calçoene, Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho); região central (Ferreira Gomes, Porto Grande, Pedra Branca do Amaparí, Serra do Navio e Itaubal) e região sudeste (Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Santana e Mazagão) trouxeram técnicos das equipes de saúde municipais que apresentaram seus projetos.

Os trabalhos foram avaliados por uma bancada de especialistas que julgaram quesitos como, relevância e aplicabilidade, ampliação do acesso, coordenação do cuidado em rede, caráter inovador e, alinhamento às diretrizes do SUS. Os que receberam maior conceito foram automaticamente inscritos no certame nacional que acontecerá em Brasília-DF, no mês de julho.

Da disputa entre os 38 projetos apresentados, Tartarugalzinho apresentou três projetos:

Para melhor entender a dinâmica do projeto acompanhe o roteiro do vídeo documentário apresentado na I Mostra Estadual de Saúde – Aqui tem SUS que deu o título de Campeão à Tartarugalzinho. 

 

Implantação do sistema SALTA - Z em comunidades ribeirinhas do município de TARTARUGALZINHO. 

Água! O bem mais precioso da humanidade.

Água é vida que corre nos leitos caudalosos dos rios, que transportam homens, mulheres e crianças nas regiões mais distantes do Brasil.

Tartarugalzinho, no centro do Estado do Amapá, onde vive um povo aguerrido, que completa uma das mais belas paisagens cênicas da região, há fartura desse liquido precioso. Contudo, essa população (ribeirinha) não tinha acesso a água potável, essencial para a vida.

A prefeitura Municipal de Tartarugalzinho, através de uma administração empreendedora, liderada pelo prefeito, Rildo Gomes de Oliveira, implantou, num ato pioneiro no Estado do Amapá, uma importante tecnologia social que junta o saber científico ao saber popular.

Trata-se de um sistema de tratamento de água na comunidade de Nazaré do Aporema, numa região ribeirinha formada por dezenas de comunidades onde o único acesso são os leitos dos rios, mas com outras quatro unidades de tratamento já implantadas e mais cinco em fase de implantação.

Isso tudo foi possível, graças a SALTA-Z, uma Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água Zeólita, um projeto da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) que transforma água bruta em água potável para o consumo humano, em particular, das comunidades especiais como as quilombolas, ribeirinhas e extrativistas.

A Superintendência da Funasa do Amapá, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, outro parceiro no Estado, encontrou na Secretaria Municipal de Saúde de Tartarugalzinho interesse, respeito e disposição, além de uma visão de empreendedorismo social que não mede esforços para mudar realidades, facilitando assim, a implantação da Salta-Z.

Equipes trabalharam incansáveis, numa rotina árdua, dado o difícil acesso a essas localidades para o transporte de material percorrendo longos trajetos em ramais e depois por via fluvial até chegar nas comunidades.

Percalços superados, a missão foi cumprida, pois houve melhoria na qualidade de vida, com baixo custo, mas com resultado satisfatório, como mostram a diminuição nos índices epidemiológicos.

Milhares de famílias foram beneficiadas, com destaque para as mulheres, que mais sofriam com a carência de água tratada, andavam longas distâncias com baldes na cabeça, como se vivessem nos séculos passados.

As crianças sofriam com doenças crônicas causadas por água contaminada que acabavam prejudicando seu rendimento escolar.

Mas hoje, vemos o povo alegre, saudável e feliz usufruindo desse bem maior da humanidade. A água, agora potável!

 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

TARTARUGALZINHO - Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho
R. São Luís nº 809 CEP: 68990-000 - (96) 3422-1140 - dmi@tartarugalzinho.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá