quarta, 03 de outubro de 2018 - 13:14h
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo participou da 39ª Reunião Ordinária do Conselho da Reserva Biológica (Rebio) do Lago Piratuba, que aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro no município de Cutias do Araguari
Conselheiros e participantes da reunião da REBIO.

A Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo participou da 39ª Reunião Ordinária do Conselho da Reserva Biológica (Rebio) do Lago Piratuba, que ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro no município de Cutias do Araguari a 106 km da capital. A Rebio abrange dez comunidades tradicionais entre os municípios de Amapá e Tartarugalzinho, e tem por finalidade precípua a proteção da flora e da fauna, sendo vedadas as atividades de utilização, perseguição, caça, apanha ou introdução de espécies de flora e fauna silvestres e domésticas, ressalvadas as atividades científicas devidamente autorizadas pela autoridade competente.

Na oportunidade foram discutidas as demandas socioambientais das comunidades que ficam no entorno da reserva, assim também como as melhorias e avanços de suas reinvindicações. As comunidades aproveitaram a oportunidade do encontro para reivindicar questões sociais, a exemplo de pedido de postos de saúde, escolas e urbanização dos ramais para facilitar o seu acesso.

A reunião do conselho é um momento em que os líderes comunitários têm para cobrar melhorias para os locais onde moram, porque é uma forma de compensação que recebem pela preservação da reserva. Durante o evento houve discussões sobre a monocultura da soja no cerrado amapaense, ministrada pelo chefe Geral da Embrapa Amapá Nagib Melem Junior, com o apoio do Ministério Público do Amapá, por intermédio da Promotora de Justiça da Promotoria do Meio Ambiente do Estado Ivana Cei, onde ela  defendeu as ações conjuntas pelo controle e conscientização no cultivo de soja no Amapá, através de compartilhamentos de informações, diálogos e ações extrajudiciais. Houve também uma capacitação ministrada pela Consultora Veramoni Coutinho do Sebrae Amapá sobre Cooperativismo e Liderança, com o intuito de formar e capacitar os conselheiros , que fazem parte  da liderança nas comunidades.